Quem Somos

Orquidário Durigan é uma empresa comercial, com fins lucrativos, fundada em 1999. Constituída por seus sócios fundadores Josélio e Célia Durigan. Ele, com formação química e experiência de mais de 40 anos no cultivo de orquídeas, iniciada primeiramente como hobby. Ela, psicóloga há mais de 20 anos e que agrega desde a fundação do orquidário e também no cuidado com as orquídeas.
Esta empresa é conduzida com orgulho pelos seus sócios, pois vem crescendo, fruto de trabalho constante e muita dedicação.

                    

 

Nossa Planta

Em meados do ano de 2000, realizamos um cruzamento muito feliz entre duas orquídeas de coleção, a Brassolaeliocattleya Waianae Leopard (Tetraplóide) e a Cattleya Corcovado (Tetraplóide). Dessa semeadura, saíram 16 mil seedlings, todos com uma grande variação de cor e de tamanho. Identificamos, dentro deste híbrido, plantas como a C. guttata, C. loddigesii, C. aclandiae (responsável pelas pintas), C. granulosa, C. schilleriana, C. forbesii, e, para muitas plantas, o amarelo característico da Blc. waikiki gold, que neste híbrido é proveniente da Blc. waianae leopard. Os cruzamentos feitos até então com a C. corcovado, não ofereciam variações de cor, mas neste cruzamento surgiram plantas de cores fortes e variadas, como o vermelho - em vários tons - amarelo, rosa - também de diversos tons - verde, acobreado, dourado, flameadas, pintas diastribuídas de várias formas pelas pétalas e algumas originando lindos agrupamentos. A diferenciação desse híbrido para outros de Cattleyas, se dá pela quantidade de florações por ano, de duas à três, com duração em média, de 30 dias (apesar de já terem sido encontradas diversas plantas com período de floração acima de 100 dias).

 

Nosso Adubo

Além da busca constante pelo melhoramento de híbridos em cruzamento, também desenvolvemos nosso próprio adubo organomineral. Ele surgiu após pesquisa de mais de 6 anos, e vem suprir o mercado da carência existente de micronutrientes na formulação, tão importantes quanto os macronutrientes. Sua fórmula equilibrada promove um ótimo desenvolvimento das plantas. Seu NPK (nitrogênio–fósforo-potássio) é de 6-6-4,4 aplicados a cada dois meses, e, semanalmente em conjunto, usamos um adubo químico de NPK 10-8-8. Os resultados obtidos com NPK baixo, foram ótimos e ganhamos em média de 1 a 2 anos na floração das plantas. Tanto o adubo, quanto nossa planta, batizada como Brassolaeliocattleya Durigan, vem sendo a marca registrada do Orquidário Durigan. Essas plantas vem acumulando prêmios de muitas exposições feitas pelo país e já tem seu lugar de destaque como um dos melhores híbridos produzidos no Brasil e com reconhecimento internacional dado pela AOS (Amercian Orchides Society).

 

 

Prêmios Internacionais

Em 2008, ganhou 11 prêmios internacionais, ofertado pelos juízes da AOS (American Orchides Society) assim descritos:

O Award of Quality (AM) para o cruzamento que originou a Blc. Durigan (Blc. Waianae Leopard x C. Corcovado), somente ofertado a três ou quatro cruzamentos em todo o mundo.

As plantas Blc. Durigan “Aquarius”; Blc. Durigan “Aquila”; Blc. Durigan “Cygnus”; Blc. Durigan “Estrela de Barnard”; Blc. Durigan “Sagittarius”; Blc. Durigan “Scorpius” e a Blc. Durigan “Sirius”, ganharam o Highly Commended Certificate (HCC).

 

 


 

Blc. Durigan “Aquarius” HCC


 

Blc. Durigan “Aquila” HCC


Blc. Durigan “Cygnus” HCC


Blc. Durigan “Estrela de Barnard” HCC


Blc. Durigan “Sagittarius” HCC


Blc. Durigan “Scorpius” HCC


 

Blc. Durigan “Sirius” HCC

 


E as plantas: Blc. Durigan “Hércules”; Blc. Durigan “Orquilanda”; e Blc. “Sol”; ganharam o título de Award of Merit (AM).               

 


Blc. Durigan “Hércules” AM


Blc. Durigan “Orquilanda” AM

 


Blc. “Sol” AM

 

No mês de março do ano de 2010, na exposição na Associação Orquidófila de São Paulo (AOSP), a Blc. Durigan conquistou mais dois prêmios internacionais com as plantas: Blc. Durigan “Netuno” e Blc. Durigan “Sculptor”, recebendo mais dois certificados de Award of Merit (AM).